Queridas mulheres,
Hoje, vamos abordar um tema que, para muitas de nós, ainda é um grande tabu: falar sobre o salário. Por que temos tanto receio de discutir abertamente as nossas remunerações? Vamos explorar isso juntas e entender porque é que quebrar esse silêncio pode ser tão empoderador!
O Medo do Julgamento
Uma das razões pelas quais evitamos falar sobre salário é o medo do julgamento. Culturalmente e socialmente não é bem visto falar de dinheiro. Temos receio de sermos vistas como arrogantes e materialistas. Porém, partilhar informações sobre remuneração pode ajudar a entender melhor o mercado de trabalho e a nossa posição nele.
Desigualdade Salarial de Gênero
A disparidade salarial entre homens e mulheres ainda é uma realidade. Em 2022, na EU, a disparidade salarial de género era de 12,7% indo até aos 20% na Estónia. Na prática, as mulheres têm de trabalhar mais 1,5 meses por ano para compensar a diferença. Falar sobre salário é uma forma de trazer ao de cima essa injustiça e lutar por igualdade. Quanto mais este tema for abordado mais ele se torna importante.
Existem muitas razões que explicam esta realidade, a mais relevante prende-se com o facto de as mulheres terem menos representatividade em cargos de maior relevância e consequentemente mais bem remunerados. Outras das razões deve-se ao facto de as mulheres aplicarem mais tempo em tarefas não remuneradas tal como tomar conta da casa e dos filhos.
Transparência é poder
Ser transparente sobre salário com colegas de confiança pode ajudar a negociar melhor os nossos próprios aumentos salariais. Muitas vezes, não sabemos quanto deveríamos pedir de aumento salarial porque simplesmente não temos uma referência. Partilhar essas informações pode ajudar a pedir o que merecemos e fazer com que sejamos pagas de forma justa.
Porque é difícil a Transparência Salarial?
A transparência salarial é difícil de aplicar nas empresas por muitas razões:
Assimetria salarial – existe um “abismo” salarial entre a liderança da empresa e o salário médio dos seus trabalhadores.
Desigualdade salarial – de género ou de funções
Privacidade – as informações financeiras são consideradas confidenciais
Esta falta de transparência salarial é uma prática habitual e por isso a “folha de salários” não é publicada, o que tornou este assunto um tabu. Convenhamos que é difícil publicar uma pauta de salários nestas situações.
Criar uma Rede de Apoio
No projeto Janis Women, queremos criar um ambiente onde todas se sintam seguras para falar sobre esses assuntos delicados. Vamos apoiar-nos umas às outras, compartilhar experiências e informações, e, juntas, trabalhar para acabar com a desigualdade salarial.
Histórias Inspiradoras
Para inspirar ainda mais este tema, trago aqui a minha própria historia de um momento na minha carreira em que enfrentei o tabu do salário e saí vitoriosa:
Foi num momento importante da minha carreira em que me propuseram um cargo de Direção. Até ao momento essa função nunca tinha sido ocupada por uma mulher. Depois de receber a proposta salarial para a minha nova função fui falar com o meu antecessor e pedi-lhe ajuda para calibrar a proposta. Ambos concluímos que a proposta que me tinha sido apresentada era muito inferior ao que o meu colega ganhava. Desta forma transparente, o meu colega ajudou-me a lutar por salário igual para função igual. Incentivo todas as mulheres para quando recebem uma proposta falarem com colegas de confiança que possam ajudar a perceber a justeza da proposta. Para além da nossa rede de contatos existem ferramentas no mercado que podem ajudar nesta análise.
Ferramentas e Recursos
Aqui estão algumas ferramentas e recursos que podem ajudar na busca da justiça salarial:
Glassdoor: Uma plataforma onde pode verificar avaliações de empresas e faixas salariais.
Comparadores Salariais: Vários sites, nomeadamente de empresas de recrutamento oferecem calculadoras e comparadores salariais para ajudar a entender se o seu salário está dentro da média do mercado:
Dicas para Negociar Salários
Negociar salários pode ser desafiador, estar preparada é o melhor conselho:
Pesquise: Antes de qualquer negociação, pesquise sobre os salários na sua área e função.
Prepare-se: Saiba explicar aquilo que já alcançou e mostrar como contribui para o sucesso da empresa.
Pratique: Treine as suas técnicas de negociação com amigos ou mentores.
Seja Confiante: Acredite no seu valor e esteja preparada para defender sua posição.
Estamos ao seu lado para a ajudar!
Com carinho, Equipa Janis Women.
Comments