A Matemática da Mudança: Quantas candidaturas até mudar de emprego?
- janiswomen
- 24 de fev.
- 2 min de leitura

Mudar de emprego é assustador, é entrar numa nova aventura: emocionante, mas esgotante! Sejamos honestas, ninguém gosta de ser rejeitada e nesta aventura vamos ser rejeitadas. Por isso muitas vezes adiamos o momento de o fazer ou desistimos a meio. Mas afinal quantas candidaturas tenho de fazer até receber um “Sim”?
A Realidade dos Números: Estudos indicam que pode ser necessário enviar mínimo 30 a 50 candidaturas para conseguir uma oportunidade. Em média, apenas 10% dos candidatos são chamados para entrevistas, e cerca de 20% desses entrevistados recebem uma oferta de trabalho. Isto significa que a taxa de sucesso varia entre 2% a 3,4%, dependendo do nível de escolaridade.
Por isso não desespere quando já tiver enviado dezenas de candidaturas e ainda não tenha recebido nenhum incentivo positivo. Cada candidatura a mais que enviar, é mais uma oportunidade de receber um Sim.
A Importância de definir antecipadamente os seus objetivos: Não “atire” em todas as direções, está a gastar tempo e a sua energia. Defina quais são as “balizas” desse novo emprego: em que área de especialidade? Em que cidade? Que tipo de empresa?
Requisitos: Não é necessário corresponder a todos os requisitos de uma vaga para ser considerada. Se possui entre 40% a 50% dos requisitos aumenta em 85% as chances de conseguir uma entrevista. Este número sobe para 192% quando se atende a 50% a 60% dos critérios. Curiosamente, após os 60%, os benefícios diminuem, indicando que não é necessário corresponder a todos os requisitos para ser uma candidata forte. Não sinta que está enganar ninguém.
Prepare-se para o Processo da Procura de Emprego:
Procurar um novo emprego, é um emprego: Dedique tempo ao assunto. Mesmo que isso represente um esforço adicional depois de um dia de trabalho.
Personalize o Seu Currículo: O currículo para cada candidatura é único, onde deve destacar experiências e competências relevantes para a vaga. Não faça um CV que envia para todas as candidaturas.
Motivação/apresentação: Apresente as suas motivações para se candidatar a esta vaga e explique porque é que é o candidato ideal para ela.
Rede de Contactos: Se puder, faça constar que está num processo de mudança de trabalho, utilize os seus contactos para obter recomendações e informações sobre oportunidades não anunciadas.
Persistência é Fundamental: Não desanime com as rejeições. Cada "não" aproxima-a do próximo "sim".
Desenvolvimento Contínuo: Enquanto procura emprego invista em cursos e certificações para melhorar as suas competências e aumentar a sua atratividade no mercado de trabalho.
Conclusão: A procura de um novo emprego é uma maratona, mas com a estratégia certa e com persistencia, estará mais perto de cruzar a linha de chegada com sucesso. Lembre-se, cada candidatura é um passo em direção ao emprego dos seus sonhos.
A equipa Janis está aqui para a ajudar neste processo!
Comentários